03 verdades que elevarão a sua auto estima

03 verdades que elevarão a sua auto estima

A forma como nos sentimos sobre nós mesmos com toda a certeza afeta exponencialmente em todas as áreas da nossa vida. Nossas reações aos acontecimentos do cotidiano são determinadas por quem e pelo que pensamos que somos. A questão é, em maior ou menor grau todos nós temos problemas de auto-estima.

A capacidade de desenvolver uma autoconfiança e um auto-respeito saudáveis é inerente à nossa natureza, pois a capacidade de pensar é a fonte básica da nossa competência, e o fato de que estamos vivos é a fonte básica do nosso direito de lutar pela felicidade. Idealmente falando, todos deveriam desfrutar um alto nível de auto-estima, vivenciando tanto a autoconfiança intelectual como a forte sensação de que a felicidade é adequada (https://www.psicologiasdobrasil.com.br/)

Vamos a 03 verdades que depois que você visualizar vai te ajudar a se sentir melhor:

  • Você provavelmente nunca terá o corpo ideal

Na minha vida, não me lembro de uma época em que eu estivesse me sentindo bem com a minha estética. Olho fotos da adolescência e vejo como eu era mais magra, ou com o rosto mais fino, mas aquela sensação de insatisfação sempre permaneceu.

Se de repente a moda mudasse, e o estilo do seu corpo atual fosse aquele que é o mais querido entre as beldades, você se aceitaria melhor? Se a resposta foi sim, então a verdade é que o problema não é você, mas sim a sociedade em que nós vivemos.

A verdade é que eu nunca conheci uma pessoa sequer, seja ela magra, gorda, alta, baixa ou com qualquer outra característica, que se aceitasse como é, sempre achamos que queremos perder mais quilos, que queremos usar determinada roupa que não nos cai bem e por isso precisamos perder mais barriga, afinar mais as pernas, fazer aquela cirurgia plástica para arrumar alguma parte que não combina com o resto do corpo.

A questão não é se acomodar e assim não fazer mais atividades físicas ou investir em uma alimentação saudável, mas sim entender que assim como você todos estamos insatisfeitos com nosso corpo e que precisamos ter maturidade para compreender que independente do que queremos hoje, provavelmente se alcançarmos, ainda assim nos sentiremos insatisfeitos por outro defeito que vamos encontrar em nós mesmos.

Vamos buscar o equilíbrio entre ser saudável e aceitar que defeito todos temos.

Veja também: 07 hábitos simples que podem tornar sua vida mais saudável

  • Você não sabe verdadeiramente o que acontece com as outras pessoas

Sabe aquela expressão, a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa?

Com a exposição das redes sociais, as pessoas tendem a apenas mostrar o que é belo, e isso aumentou ainda mais a frustração de não sermos perfeitos. Olhamos aquelas fotos e achamos que os outros não tem problemas, que o marido da outra é muito mais carinhoso e companheiro que o seu, que o filho dela é muito mais comportado.
E quando entramos no mundo dos artistas? Nesse mundo nem se compara, achamos que a musa fitness é muito mais ativa que nós, que ela come verde o tempo todo e sorri, e nós em um dia de dieta já estamos morrendo…

Saiba que o que acontece entre 04 paredes do seu vizinho feliz é uma coisa que dificilmente você ficará sabendo. Ninguém sai contando por ai, ainda mais nas redes sociais que brigou com o marido, que odeia a sogra, que o filho é terrível… sendo assim, família de comercial de margarina só na imaginação, todos temos problemas em maior ou menor grau, mas saiba que mesmo aquela pessoa que você “inveja” a vida e gostaria de ter algo parecido, com toda a certeza tem problemas e situações em que também gostaria de viver a vida de outro alguém.

Dê valor ao que você tem, e se esforce para olhar o lado positivo da sua vida.

  • Você provavelmente já alcançou metas e conquistas que outras pessoas gostariam

Na vida tendemos a criar metas para nós, mas quando as alcançamos muitas vezes não damos valor naquele momento, pois é uma meta já alcançada e assim logo já estamos buscando outras. Isso faz parte da essência do ser humano, vislumbrar o futuro, e é muito saudável, pois sem essa força tendemos a nos tornar passivos e deprimidos, porém a outra parte da felicidade faz parte em aproveitarmos o presente quando ele está ocorrendo, e também valorizarmos aquilo que temos e conquistamos.

Você tem filhos? Já parou para pensar quantas pessoas tentam durante anos e tem dificuldade em tê-los?

Se formou em alguma área? Casou? Fez uma viagem bacana? Tem um emprego?

Enfim, temos uma gana tão grande em olhar os outros que perdemos a oportunidade de viver o nosso.

Uma das características mais significativas da auto-estima saudável é que ela é o estado da pessoa, que não está em guerra consigo mesma ou com os outros. A importância da auto-estima saudável está no fato de que ela é o fundamento da nossa capacidade de reagir ativa e positivamente às oportunidades da vida – no trabalho, no amor e no lazer. A auto-estima saudável é também o fundamento da serenidade de espírito que torna possível desfrutar a vida.

Por: Audrey Faria – Psicologa, coaching e mãe

Envie seu comentário