07 hábitos simples que podem tornar sua vida mais saudável

07 hábitos simples que podem tornar sua vida mais saudável

07 hábitos simples que podem tornar sua vida mais saudável

Ter uma vida mais saudável depende de diversos fatores, pois cada vez mais somos vistos como partes integrantes, ou seja, não adianta ter uma alimentação muito saudável sem fazermos uma atividade física, ou sem ter um sono renovador. É necessário ter um equilíbrio para assim conseguirmos atingir uma qualidade de vida satisfatória.

Veja abaixo como podemos aos poucos iniciar mudanças positivas em nossa vida para ter uma vida mais saudável:

tornar sua vida mais saudável

1- Diminua a quantidade de doces

O açúcar é altamente viciante e atinge as mesmas áreas no cérebro que as drogas estimulantes. Muitas vezes vemos o doce como uma recompensa para o estresse e as dificuldades diárias e como ele tem esse poder viciante quanto mais comemos mais queremos, por isso tente fugir dessa cilada e tente optar por doces mais saudáveis como os de frutas por exemplo, no início será mais difícil, mas com o tempo seu corpo não vai sentir essa necessidade.

2- Dê prioridade a um sono reparador

Dormir mal prejudica totalmente o rendimento do seu dia, além de trazer uma aparência cansada e engordar. Mesmo sabendo que uma boa noite de sono faz muito bem para nós, muitas vezes não temos hábitos que favoreçam isso. O ideal é criar uma rotina de sono, deixando a casa mais silenciosa e escura, tendo um horário para ir para cama (pelo menos em dias da semana), tomando um chá ou um banho quente para acalmar, dentre outras ações.

3- Comece a se movimentar

tornar sua vida mais saudável

O tempo escasso e a vida corrida muitas vezes não permitem que coloquemos as atividades físicas como prioridade em nossa vida. Porém, existe uma série de opções disponíveis no mercado para todos os gostos e valores, com certeza você pode achar uma que se adapte aos seus horários e preferências. Se mesmo assim acha difícil coloca-las em sua rotina, tente inserir algum movimento a mais no seu dia, boas opções são: optar pela escada sempre que possível, ir à padaria a pé, etc.

4- Beba mais água

Indispensável ao nosso bem-estar, a água é fundamental para o bom funcionamento do organismo, atuando em praticamente todas as funções do mesmo como: hidratação e regulação da temperatura corporal, transporte e absorção de nutrientes, desintoxicação e produção dos sucos gástricos, pancreáticos e da bile (Fonte: Nutricionista – Cynthia Lamblet). Contudo, mesmo sabendo da tamanha importância do líquido, muita gente não tem o hábito de beber água ao longo do dia, o que pode comprometer, e muito, a saúde. “A falta da ingestão de água prejudica o sistema natural de desintoxicação e limpeza do corpo; e a retenção de substâncias tóxicas pode ser responsável pelo aparecimento de variados sintomas e problemas de saúde como: pele seca, unhas e cabelos fracos, inchaço, cansaço, irritabilidade, dores de cabeça, problemas digestivos, cistites, formação de cálculos (pedras), alteração da pressão arterial, da circulação e do sistema hormonal”, explica a nutricionista.

5- Leia os rótulos

É de extrema importância que você saiba o que está consumindo, pois nem sempre o menos calórico é o mais saudável. Temos que nos informar da diferença entre diet, light, zero… Muitas vezes achamos que por ser light é bom, porém mesmo com menos açúcar muitas vezes tem um nível de sódio, corante e outros ingredientes que fazem muito mal à saúde. Lembre-se, os primeiros ingredientes que contém no rotulo são os que contem maior quantidade.

6- Não desista na primeira dificuldade

tornar sua vida mais saudável

Como tudo na vida, qualquer mudança que você se propor vai ter uma fase de adaptação, seja uma nova atividade física, inserção de novos alimentos, retirada de outros, acordar ou dormir mais cedo… O importante é você compreender que para o sucesso será necessário esforço e que o caminho mais fácil normalmente não é o que traz mais resultado, mas que vale a pena se você tiver claro na mente seus objetivos. Tenha certeza que se você persistir o resultado vai chegar.

7- Saiba dizer não

Conseguiu resistir às primeiras dificuldades, entrou em uma rotina equilibrada, dormindo bem, comendo adequado e realizando atividades físicas, então saiba dizer não. Deixe os abusos para quando é realmente inevitável, saiba que vale a pena abrir mão de algumas coisas para conseguir outras.

Lembre-se, os hábitos saudáveis têm muito menos a ver com estética e muito mais com qualidade de vida. Fazendo pequenas mudanças em seu dia-a-dia garantirá uma vida mais saudável, longa e com muito mais saúde para você.

Envie seu comentário