Reconheça a ansiedade e alimentos para combate-la

Reconheça a ansiedade e alimentos para combate-la

Os sintomas de ansiedade podem se manifestar a nível físico, como a sensação de aperto no peito e tremores ou a nível emocional como a presença de pensamentos negativos, preocupação ou medo.

Os sintomas de ansiedade podem levar o indivíduo a ser incapaz de realizar as tarefas do dia-a-dia, pois, entra em pânico e, por isso, é importante aprender a controlar e, se possível, tratar a ansiedade, sendo em alguns casos necessário ir no psiquiatra e no psicólogo.

Veja uma lista com os diferentes sintomas:

Sintomas Físicos

  • Enjoo e vômitos
  • Tontura ou sensação de desmaio
  • Falta de ar ou respiração ofegante
  • Dor ou aperto no peito e palpitações no coração
  • Dor de barriga, podendo ter diarreia
  • Roer as unhas, sentir tremores e falar muito rápido
  • Tensão muscular, causando dor nas costas
  • Irritabilidade e dificuldade para dormir

Sintomas Psicológicos

  • Agitação e balanço das pernas e dos braços
  • Nervosismo
  • Dificuldade de concentração
  • Preocupação
  • Medo constante
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer
  • Descontrole sobre os próprios pensamentos
  • Preocupação exagerada em relação à realidade

A ansiedade pode ser provocada por qualquer motivo, pois depende da importância que o individuo dá a uma determinada situação e pode surgir em adultos ou crianças.

Porém, a ansiedade aguda e o estresse são mais comuns em situações, como a insegurança do 1º dia de trabalho, casamento, problemas familiares ou compromissos financeiros, por exemplo, e é importante identificar a causa, para conseguir tratar, para não se tornar ansiedade crônica.

Alimentos contra a Ansiedade

Uma forma natural de controlar a ansiedade é com o consumo de alimentos como:

  • Alface: O alface é rico em lactucina e folato, que atuam no organismo como calmantes e previnem a depressão e confusões mentais.
  • Ovos: Os ovos são fontes de vitaminas do complexo B, acetilcolina e niacina. A carência dessas substâncias no organismo pode provocar ansiedade, depressão e apatia. 2 ovos por semana são o suficiente para manter uma vida saudável.
  • Mel: O mel ajuda o organismo a produzir a serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, que regula as mudanças de humor que provocam a ansiedade.

  • Maçã: A maçã é rica em fibras, carboidratos, zinco e selênio. O consumo de maçã combate a ansiedade e relaxa.
  • Uva: A uva, além de ser uma fruta energética, é fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso Central.
  • Laranja: Fonte de Vitaminas e cálcio, a laranja é uma fruta energética que relaxa os músculos, combate o estresse e a fadiga.

Recomenda-se incluir esses alimentos na dieta diária, assim como praticar exercícios e utilizar técnicas de relaxamento.

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Fonte: Tua Saúde

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