DICAS PARA SEU CASAMENTO PROSPERAR APÓS A CHEGADA DO FILHO

DICAS PARA SEU CASAMENTO PROSPERAR APÓS A CHEGADA DO FILHO

Ter um filho é um acontecimento maravilhoso na maior parte das vezes principalmente quando acontece de forma planejada.

Aumentar a família, ter a responsabilidade sobre alguém que depende inteiramente de você, o amor e a gratidão só aumentam e prosperam.

Porém, a maternidade/paternidade está longe de ser apenas coisas boas, e o casamento pós-gestação é um dos maiores prejudicados (mesmo que ninguém nos conte isso).

Veja algumas dicas importantes para que seu casamento não pereça neste período:

Fantasia X Realidade

CHEGADA DO FILHO

É muito comum termos uma fantasia de que seremos a família perfeita, principalmente a mulher, que imagina que o pai será ótimo, participativo e compreensivo, porém na GRANDE maioria das vezes o homem não irá corresponder a esta expectativa, e isso não quer dizer que ele não é ótimo, participativo e compreensivo, só quer dizer que ele não é a mãe, e isso significa muito e em tudo, ou seja, ele não vai amar igual (não quer dizer menos, apenas diferente), e não vai fazer as coisas como nós fazemos.

Então, aceita que dói menos e valoriza o papai que está tendo paciência com todas nossas neuras e paranoias.

Simbiose Materna

CHEGADA DO FILHO

Já ouviu falar?  Vou explicar cientificamente: Segundo Schiff, (Passividade, in: Prêmios Eric Berne), “A simbiose é uma condição normal no estágio oral de desenvolvimento da criança. É vivida por ambos, mãe e filho, como o fundir ou compartilhar de suas necessidades”, p. 41. Assim sendo, trata-se de uma necessidade que garante a sobrevivência da criança até que ela tenha condições de tornar-se independente como indivíduo capaz de resolver seus próprios problemas”.

Pois é, toda mãe que se preze cria uma simbiose com o filho (muitas estendem ao longo da vida e isso pode se tornar patológico), mas a maioria para o bem de todos (mãe, pai e filho) com alguns meses vai perdendo esse apego em demasia.

O problema está no pai, que é um terceiro elemento e encontra-se fora desta relação e ele que sempre teve a mãe só para ele, de repente precisa dividir ela com outro ser, e para o macho dominador, mesmo que para a cria, é muito difícil não ter mais a mulher a disposição para ele (machista né? Mas infelizmente é a biologia falando mais alto).

Bom, compreendendo isso, mamães, fiquem atentas e tentem quando possível agradar um pouco o marido, sei que é difícil ainda mais no início, mas um pouquinho de esforço vale a pena para que o casamento se mantenha inteiro.

Divisão das tarefas

CHEGADA DO FILHO

Se você ainda não leu homens são de marte e mulheres de vênus, não hesite.

O homem infelizmente não tem nem 10% da percepção que a mulher tem com as tarefas de casa e nem 1% do que tem a mãe, sendo assim, não adianta você ficar imaginando que ele vai ver a fralda cheia do bebe e voluntariamente vai trocar… Amiga, não se irrite, é só falar, “amor você pode trocar a fralda do bebe” ah, e não esqueça de falar o AGORA, porque senão ele vai achar que pode ser daqui uns 30 minutinhos…

Brincadeiras à parte, o ideal é que vocês conversem, vejam quem tem mais facilidade do que e dividam as tarefas, tanto domésticas quanto com o bebe.

Lá em casa eu fiquei com os cuidados do bebe e algumas coisas da casa e ele com a preparação das refeições e com o banho.

Dificilmente será uma divisão justa (normalmente nós ficamos com a maior parte – mesmo que eles não concordem… kkk), mas é importante valorizarmos e permitirmos que eles façam DO JEITO DELES.

Vida Sexual/Tempo de Qualidade Casal

CHEGADA DO FILHO

É consenso entre os casais com filhos que a vida sexual e o tempo de qualidade mudam drasticamente, infelizmente é um fato, nós ficamos muito mais cansadas, muitas vezes não estamos legais com nosso corpo, e sobra pouco tempo sem o bebe, então muitas vezes só queremos dormir quando o bebe dorme.

Mas é importantíssimo que o casal dedique um tempo para fazer coisas juntos, e se possível deixando o bebe com alguém e tenha umas horinhas sem preocupação.

Individualidade

É também importante que o casal tenha alguns momentos individualizados, e que ambos respeitem esse tempo. Seja sozinho ou com amigos é importante que haja individualidade em qualquer relacionamento, principalmente depois da chegada do bebe.

Muito Diálogo

CHEGADA DO FILHO

E para fechar: a melhor dica, conversem SEMPRE… mesmo que seja difícil, que tenham dificuldade, não deixem nunca de falar como se sentem, das dificuldades dessa nova fase.

O diálogo com respeito e amor é sempre melhor que o silencio.

Envie seu comentário