Pensamentos que prejudicam a sua dieta

Pensamentos que prejudicam a sua dieta

A maioria das pessoas sabe o caminho do emagrecimento: comer menos calorias do que consome, além disso existem diversos profissionais no mercado superpreparados para ajudar o indivíduo a conquistar o objetivo, seja nutricionista, endocrinologista, educador físico, psicólogo, coaching de emagrecimento.

Existem diversos livros, blogs, vídeos, e outros conteúdos disponíveis para quem quiser sobre inúmeras dietas e dicas de como perder peso, sendo assim fácil seria emagrecer e ter uma vida equilibrada.

Porém, como vimos constantemente em nosso dia-a-dia a maioria da população está obesa e com péssimos hábitos alimentares.

A verdade é que nada vai mudar se você e só você não tiver o foco necessário e criar constantemente desculpas para enganar a si mesmo para fugir da dieta.

Veja alguns pensamentos que normalmente as pessoas tendem a ter para boicotar a dieta:

Tive um dia difícil, mereço compensar comendo algo que gosto muito

A comida nunca deve ser encarada como recompensa, ela deve servir de sustento e nutrição. Enquanto as pessoas encararem a comida como algo a recompensar seja o estresse diário, seja as frustrações da vida, dificilmente vão conseguir realizar uma verdadeira reeducação alimentar e não sofrerem com esse estilo de vida.

Segunda-feira eu começo a dieta

Por que as pessoas têm a tendência a começar a dieta na segunda? Normalmente porque querem se esbaldar no final de semana… Bom, dai já vemos a mensagem que estão passando ao cérebro, que haverá um período grande de sofrimento, já iniciando de forma errada, – Além desse motivo, provavelmente todas as outras vezes que você fez dieta, começou na segunda, porque é isso que todo mundo faz, e aí provavelmente a outra dieta também foi furada, e seu cérebro muito esperto já sabendo disso, está lá só esperando o final de semana chegar para lhe avisar que dessa vez sua dieta também não vai dar e mandar ver nas gordices.

A verdade é que se você realmente quer uma mudança real, não espere a segunda-feira, e sim no dia que perceber que é isso que você quer.

Se eu não comer isso, vai estragar logo

Ao pensar em mudar a sua vida, e começar uma reeducação alimentar, você logicamente vai precisar estar preparado para isso, vai precisar ir ao mercado e comprar o que vai comer e etc, e claro que na sua geladeira e armário muito das guloseimas anteriores ainda estarão lá… Sendo assim, se você ficar esperando tudo acabar, provavelmente além de perder esse momento que você está disponível para iniciar a mudança, também é muito capaz de ganhar uns quilinhos extras o que dificultará depois para correr atrás do prejuízo. Sendo assim, se não tem mais ninguém que possa comer na sua casa, leve para casa de parentes e amigos e livre-se das tentações. Aquelas que não estragam, pode deixar lá e quando emagrecer os quilinhos extras pode voltar (sem abuso, claro) a comer algumas delas.

Agora que já comi errado, vou meter o pé na jaca

Tem coisa mais comum? A gente não resistiu a aquele doce tentador, ou a social que rolou em casa, e ai pensa, já que não aguentei mesmo vou agora desistir de tudo e comer tudo que vejo pela frente. Ai a dieta já era, e muito pior, toda a conquista de autoestima que você teve até agora.

Pense que isso pode acontecer, e não é por isso que você é um fracassado, se vai comer, tome a decisão consciente de que será por essa refeição e que na próxima tudo voltará a ser como antes. Com certeza assim como apenas uma refeição saudável em meio a outras muito calóricas não fará você emagrecer, o mesmo não ocorrerá se uma vez ou outra você comer algo errado. Foco e força, você consegue!

Autor: Audrey Faria – Psicóloga e Coaching

Envie seu comentário