S01E06 – As 11 dúvidas sobre o Jejum Intermitente

S01E06 – As 11 dúvidas sobre o Jejum Intermitente

O Jejum Intermitente (JI) ou intermittent fasting atualmente é um dos temas mais populares no mundo do emagrecimento e da boa forma. As pessoas estão usando o JI para emagrecer, melhorar a saúde e facilitar o dia a dia. Esse artigo trás algumas dúvidas sobre o Jejum Intermitente.

Se você quer ter essa pratica, algumas dúvidas podem surgir, veja abaixo as mais comuns.

As 11 dúvidas sobre o Jejum Intermitente:

1. Posso beber líquidos durante o jejum?

Sim. Você pode beber sem problemas água, café, chá e qualquer bebida não-calórica. O importante é não adicionar açúcar.

O café inclusive pode ser particularmente benéfico durante o período de jejum, já que ele ajuda a diminuir a fome.

2. Com qual frequência posso fazer o JI?

Se você estiver praticando um jejum mais leve, como o protocolo 16/8, por exemplo, e estiver se sentindo bem adaptado a ele, pode fazer todos os dias, se quiser. Não causará malefício algum para sua saúde, muito pelo contrário!

3. Não faz mal pular o café da manhã?

Não. O problema é que o pessoal que normalmente pula o café da manhã tem um estilo de vida ruim no geral. Se você se alimenta bem e pratica exercícios, pode pular o café sem problemas.

4. Posso tomar suplementos enquanto estiver de jejum?

Você pode tomar suplementos, desde que eles não sejam calóricos a ponto de tirar seu corpo do estado de jejum. Vale tomar vitaminas e minerais, creatina, BCAA etc, mas uma dose de whey, por exemplo, tecnicamente tiraria você do jejum.

5. Posso treinar enquanto estiver jejuando?

Sim, você pode treinar em jejum. Vale lembrar que é preciso ficar atento no começo, até seu corpo se adaptar aos treinos em jejum. Martin Berkhan, do procolo Leangains, recomenda que se tome BCAAs antes dos treinos em jejum.

6. Jejuar faz perder massa muscular?

Todo programa de emagrecimento causa alguma perda de massa muscular, e por isso que é importante continuar treinando e manter um alto consumo de proteínas. Há um estudo mostrando que o jejum intermitente causa menos perda de massa muscular que uma dieta de restrição calórica.

7. Jejuar deixa o metabolismo mais lento?

Não, pelo contrário. Estudos feitos com jejuns de curto período (36 horas ou menos) mostram que o jejum na verdade acelera o metabolismo.

No entanto, jejuns por longos períodos de tempo (três dias ou mais) podem tornar seu metabolismo mais lento sim. Mas quem aqui vai querer jejuar por três dias?

8. Crianças podem fazer jejum?

Essa não é uma boa ideia. Não há motivos para você fazer isso com uma criança. Ela é muito nova para aproveitar os benefícios do JI.

9. Isso é loucura. Se eu ficar 24 horas sem comer eu não vou morrer?

Não. Seu corpo aguenta ficar 24 horas sem comer. A dificuldade é mais psicológica do que fisiológica.

10. Fazer jejum é perigoso? Quais os efeitos colaterais de jejuar?

Fazer jejuns por curtos períodos de tempo (até 36 horas) não é perigoso para a saúde. Pelo contrário, como mostramos neste artigo, há diversos benefícios.

A fome é o principal efeito colateral do jejum intermitente. Você também pode sentir fraqueza. Isso costuma ser apenas temporário, já que leva algum tempo para seu corpo se adaptar à nova rotina de alimentação.

11. Qual o cardápio ideal para fazer JI? O que comer depois do jejum?

Não existe um cardápio ideal ou certo para quem faz JI. A ideia básica é fazer você naturalmente menos, por causa da janela de tempo restrita. Então, você pode comer o que come normalmente que irá ver resultados com o jejum.

Se ainda assim houver mais dúvidas, deixe sua dúvida nos comentários que iremos te ajudar. É natural surgirem dúvidas sobre o Jejum Intermitente.

Perder os artigos da série? Veja aqui.

Fonte: emagrecendo

Envie seu comentário