Sintomas De Dependência Alimentar

Sintomas De Dependência Alimentar
Compulsão alimentar

Compulsão alimentar

Dependência Alimentar

Experimentos em animais e seres humanos mostram que, para algumas pessoas, os mesmos centros de recompensa e prazer do cérebro que são acionados por drogas viciantes como cocaína e heroína, também são ativados por alimentos, especialmente alimentos altamente palatáveis (1).

Alimentos altamente palatáveis são alimentos ricos em:

– Açúcar;

– Gorduras;

– Sal;

– Trigo.

Como drogas viciantes, alimentos altamente palatáveis provocam produtos químicos no cérebro para sentir-se bem, como a dopamina. Uma vez que as pessoas experimentam prazer associado com o aumento da transmissão de dopamina no caminho de recompensa do cérebro de comer certos alimentos, elas rapidamente sentem a necessidade de comer novamente..

Dependência alimentar é um problema muito sério e uma das principais razões de que algumas pessoas simplesmente não podem controlar-se em torno de certos alimentos, não importa o quão duro eles tentam.

A dependência é muito semelhante a vários outros transtornos alimentares, incluindo transtorno de compulsão alimentar, bulimia, compulsão excessiva e ter um relacionamento “insalubre” com os alimentos.

O vício em alimentos é o mesmo que o vício em drogas. Sim, exatamente o mesmo. Os sintomas e processos de pensamento são completamente idênticos. É apenas uma substância diferente e as consequências sociais não são tão graves.

Sintomas Da Dependência Alimentar

Dependência Alimentar

Dependência Alimentar

1-  Comer mesmo depois de estar cheio

Você frequentemente obtém desejo para certos alimentos, apesar de sentir-se cheio e tendo acabado de terminar uma refeição nutritiva.

Não é incomum para obter satisfação, mesmo depois de comer uma refeição gratificante, nutritiva. Mesmo assim, você se encontra na vontade de comer algum sorvete, por exemplo.

Vontade e fome não são a mesma coisa. Você não se sente “com fome” – porque você acaba de terminar uma refeição saudável e nutritiva, mas ainda há um desejo em algum lugar em seu cérebro para comer outra coisa.

Isso é bastante comum e não significa necessariamente que você tem um problema. A maioria das pessoas tem ânsias.

Mas se isso acontece muitas vezes e você tem problemas reais para se controlar, então esse pode ser um indicador de que algo antinatural está acontecendo.

Este desejo não é sobre a sua necessidade de energia ou nutrientes, é o seu cérebro pedindo algo que libera dopamina no seu sistema de recompensa.
2- Comer mais do que pretendia

Quando você ceder e começar a comer um alimento que você estava com vontade, muitas vezes você pode comer muito mais do que você pretendia.

Ppara algumas pessoas, não existe tal coisa como uma mordida de chocolate ou um único pedaço de bolo. Uma mordida se transforma em 20 e uma fatia de bolo se transforma em meio bolo.

Este é um “tudo ou nada” fenômeno que é comum com viciados de todos os tipos. Não existe tal coisa como “moderação” – simplesmente não funciona.

compulsão alimentar

compulsão alimentar


3- Comer em excesso

Quando você em excesso, mesmo se sentindo satisfeito.

4- Sentir culpa, mas repetir o ato

Muitas vezes você se sente culpado depois de comer determinados alimentos, mas volta a comer logo depois. Você pode se sentir indisciplinado. No entanto, você repete, e continua comendo em excesso.

5- Inventar desculpas

Às vezes você inventa desculpas em sua cabeça sobre por que você deve comer algo que você está desejando. Agora você tem um desejo de comer um pedaço de comida que você tinha anteriormente decidido que não iria mais comer.

A decisão lógica que você tomou para se abster torna-se “desafiada” pela nova ideia – que você deve se entregar hoje e comer tudo o que é que você está desejando.

Nesses momentos, você começa a “pensar” sobre se você deve ou não deve fazer. Você pode vir acima com alguma desculpa sobre por que seria uma boa ideia ceder ao desejo e ter esse pedaço de comida.

6- Falhas repetidas

Você tem repetidamente tentado parar de comer ou definir regras sobre certos alimentos, mas não teve êxito.

Quando as pessoas estão lutando com o autocontrole de uma forma ou de outra, muitas vezes tentam estabelecer regras para si mesmas. Para a maioria das pessoas, essas regras quase sempre falham.

Há pouca coisa que é tão impossível como definir regras sobre comer, especialmente para aqueles que têm problemas com dependência alimentar.

Alimentação

Alimentação

7- Esconder o consumo

Você muitas vezes esconde o seu consumo de alimentos não saudáveis ​​de outros. Pessoas com uma história de definição de regras e falhas repetidas muitas vezes começam a esconder o seu consumo de comidas porcarias.

Eles podem preferir comer sozinho, quando ninguém está em casa, sozinho no carro ou tarde da noite depois que todos os outros estão dormindo.

8- Não consegue parar

Você se sente incapaz de controlar o seu consumo de alimentos não saudáveis.

Não há dúvida de que os alimentos que comemos têm um efeito significativo sobre a nossa saúde. Alguém que experimenta algum destes problemas físicos e sabe que eles estão diretamente relacionados com o consumo de alimentos não saudáveis, mas ainda assim é incapaz de mudar os seus hábitos, está com problemas.

Essa pessoa deve procurar ajuda de amigos, familiares e de outros indivíduos que se encontram na mesma situação. Também é essencial procurar orientação médica e profissional.

Fonte: Dr. Juliano Pimentel

Envie seu comentário